Segundo dados do IBGE, de 2016 a 2018 o Brasil teve 341,6 mil empresas fechadas. A crise econômica assustou muito empresários que decidiram encerrar suas atividades devido à falência ou mesmo para evitá-la.
Entretanto, para encerrar uma empresa é necessário muito mais do que apenas fechar as portas. Há que se dar a baixa do CNPJ na Junta Comercial, na Receita Federal, na Secretaria de Fazenda do Estado e na Secretaria de Fazenda Municipal.
- Mas é difícil dar Baixa no CNPJ?
Todo esse procedimento de baixa tem custos de taxas e também do serviço do Contador. Por esse motivo, muitos empresários simplesmente “abandonam” a empresa, ou seja, interrompem o serviço contábil mensal, não efetuam a baixa no CNPJ que continua ativo em todos os órgãos.
- Quais os riscos de manter o CNPJ aberto?
É neste momento que a empresa passa a acumular pendência de ausência de entrega de declarações obrigatórias e dívidas que podem virar uma bola de neve!
Se o empresário tem o planejamento de reabrir a empresa em curto prazo deve manter o CNPJ regular com a entrega das declarações de inatividade.
Mas se o empresário não tem perspectiva de reabertura, o melhor a fazer é procurar o Contador e solicitar o encerramento do CNPJ.
Comentários
Enviar um comentário